O mundo vem sofrendo constantes mudanças desde a primeira revolução industrial até os dias atuais. A industrialização acelerou o processo de busca de insumo e para que os grandes capitalistas acumulassem mais e mais lucros, a natureza foi sendo devastada sem que houvesse preocupação com a sua recomposição. Quando uma área era devastada, os capitalistas passavam a extrair os insumos de outros lugares, ou simplesmente não estavam nem preocupados com isso, pois já compravam somente os insumos e não queriam saber das conseqüências que poderiam acontecer com a devastação indiscriminada do meio ambiente, sendo esta feita diretamente pelos industriais ou por seus fornecedores de insumos e matérias primas.
Com o passar do tempo, áreas de florestas eram devastadas para a fabricação de móveis, casas, fabricação de celulose e papel e as indústrias não se preocupavam em replantar as áreas. Este é apenas um dos exemplos possíveis, pois a revolução industrial aconteceu em vários seguimentos. Portanto, essas mudanças ficaram marcadas por que a humanidade explorava os recursos materiais, ambientais e humanos, sem se preocupar com o futuro.
Porém, a destruição e a degradação do meio ambiente geraram e continuam gerando transformações ambientais irreversíveis. É necessário que a humanidade pare e reflita sobre as conseqüências dessas ações. Por isso, algumas pessoas e entidades passaram a realizar ações para conscientização da população, esperando com isso, que a partir desta reflexão possam ter ações sustentáveis. Afinal, é de nosso próprio futuro que estamos falando.
O Brasil experimenta um período de grande inovação na gestão de negócios, meio ambiente e tecnologias sociais. A sustentabilidade permeia a concepção e a operação de novos empreendimentos, a gestão pública e os valores da sociedade. As práticas bem-sucedidas precisam ser difundidas e apropriadas por diferentes atores, adaptando-se as mesmas às realidades locais.
Como ações de conscientização, atualmente, várias entidades passaram a divulgar causas sociais, para tornar a sociedade mais sustentável e principalmente para poupar os recursos naturais que já são bastante escassos. Como exemplos podem ser citados, o Live Earth, liderado por Al Gore e o produtor musical Kevin Wall.
O I’M da Windows Live Messenger que apresenta várias causas sociais, tais como a Cruz Vermelha Americana, UNICEF, The Humane Society, Stop Global Warming e outras. Também temos ações nacionais com a série da rede Globo apresentada no Fantástico, O Mundo de Valentina, dentre várias outras em destaque. Mas não podemos esquecer que em nosso estado, tanto as empresas públicas como as privadas também estão preocupadas com a situação.
No Maranhão recentemente acontecera o evento “Simpósio Ambiental Global” promovido pela secretária de Meio Ambiente do Governo do Estado e também ações promovidas pela prefeitura de São Luís estão desenvolvendo atividades educativas sobre o lixo nos bairros da capital.
Portanto, a EJAD, procura se engajar nesta luta pela sustentabilidade, preservação do meio ambiente e pela luta contra o aquecimento global. Pór esse motivo resolveu promover o Fórum de Gestão Ambiental Empresarial. Buscando trazer soluções para a problemática da gestão de resíduos e a reciclagem. Reaproveitar é garantir que o meio ambiente seja preservado. Participe e saiba o que se pode fazer para o aproveitamento dos resíduos, sólidos, oleosos, infectantes e de saúde.
Evento: Fórum Gestão Empresarial Ambiental
Local: Auditório do SEBRAE Jaracaty
Data: 18 / 08 / 2007
Contatos: 30829309 / 81238438
informações: ejad@ejad.com.br / www.ejad.com.br
domingo, 22 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Valeu pela iniciativa e a preocupação de hj é garantia de um futuro melhor!!! A empresas e as pessoas devem ja sua parte!!!
Parabéns pelo evento, o que mostra a importância que esta empresa vem desempenhando em São Luís e no Maranhão, sempre atenta às mudaças e temas de grande relevância no Brasil e no mundo.
Estou orgulhosa dessa iniciativa de vocês, em fazer um evento dessa importância e com um tema muito atual. O trabalho da Ejad é de grande importância no Maranhão.
Vamos sempre estar atentos às mudanças globais. É o nosso futuro e o de nossos filhos que está em jogo.
é verdade, estamos falando do futuro da Humanidade. Se não preservarmos o que temos ao nosso redor hoje. Amanhã já pode ser tarde para mudar de idéia. Participem deste evento, será ótimo.
Adorei o Assunto...
Parabéns !
Esta iniciativa Vale muito para a vida dos futuros habitantes do planeta. Lembrando que somos apenas inquilinos que logo, logo devemos entregar o imóvel em bom estado aos futuros inquilinos.
Postar um comentário