segunda-feira, 9 de julho de 2007

Prefeitura de São Luís orienta população para a seleção do lixo
Para mobilizar e engajar a população no trabalho de conservação e limpeza da cidade, a Prefeitura de São Luís está desenvolvendo atividades educativas nos bairros da capital. Na última sexta-feira, 6, o primeiro a receber as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos foi o bairro da Madre Deus, que fica próximo ao local de instalação da primeira URPV (Unidades Receptoras de Pequenos Volumes) instalada no Aterro do Bacanga, próximo ao Papódromo. A unidade prevista para ser inaugurada em agosto auxiliará no controle do descarte dos resíduos da construção civil, entulhos diversos e restos de poda, evitando que o material seja jogado em terrenos baldios e vias públicas.
Pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Brasmarket em maio deste ano revelou que São Luís, junto com Teresina (PI), é considerada a capital do Nordeste com o melhor serviço de limpeza pública. Em 2003, o Instituto já havia apontado a capital maranhense como a cidade com o melhor serviço nessa área.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Carlos Rogério Araújo, explicou que a determinação do prefeito Tadeu Palácio com ações na área de limpeza pública, além do engajamento da equipe da Secretaria, resultou na avaliação positiva do serviço de limpeza realizado em São Luís, como apontou o Instituto Brasmarket. Com os projetos que estamos desenvolvendo na área e a ajuda da população na conservação da limpeza, iremos melhorar ainda mais esse indicador, afirma o secretário
O Instituto Brasmarket ouviu, entre o período de 23 de abril a 04 de maio deste ano, 5.400 pessoas em todas as capitais do Nordeste, sendo 600 por capital. Os entrevistados avaliaram várias ações públicas (excelência administrativa) das nove capitais do Nordeste. No quesito limpeza, São Luís teve a maior indicação: 85,9 % de aprovação popular.
Orientações - Na última sexta-feira (06), técnicos da Superintendência de Limpeza da Secretaria visitaram residências no bairro Madre Deus, ressaltando aos moradores a importância de assumirem o compromisso de auxiliar na manutenção da limpeza da cidade. A equipe também conversou com os carroceiros da área sobre a utilização e benefícios das Unidades Receptoras de Pequenos Volumes (URPVs). Na ocasião, foram preenchidas fichas cadastrais para iniciar o controle dos veículos de tração animal que utilizarão os serviços da primeira URPV instalada no Aterro do Bacanga.
Para a dona-de-casa Elimar Fontes, moradora da Madre Deus, a instalação da URPV vai evitar que as pessoas deixem entulho nas portas, além de fazer com que os carroceiros tenham o compromisso de dar um destino final correto ao lixo por eles coletado. Na opinião da doméstica Maria da Graça Galvão, também moradora da Madre Deus, o trabalho de conscientização que está sendo realizado pela Prefeitura ajuda a educar as pessoas e que todos precisam contribuir para manter a cidade limpa. Não custa nada deixar para colocar o lixo na porta perto do horário em que o carro de coleta passa na rua, acrescentou.
Também durante esta semana foram realizadas palestras no bairro João de Deus e abordagens aos comerciantes informais da Forquilha. Com esse trabalho o órgão procura envolver a população no processo de limpeza pública, ressaltando a importância de cada morador assumir o compromisso de auxiliar na manutenção da limpeza e esclarecendo dúvidas sobre o correto armazenamento do lixo orgânico e resíduos sólidos.
Ações - A Prefeitura coleta todo mês mais de 35 mil toneladas de resíduos sólidos que são levadas para o Aterro Municipal da Ribeira. Também desenvolve coleta diferenciada nos mercados e feiras livres, recolhendo diariamente 30 toneladas de resíduos; e no Centro Histórico, onde há coleta três vezes ao dia e lavagem e desinfecção, quinzenalmente, nas escadarias, no Mercado da Praia Grande, nas ruas do entorno e na Praça Nauro Machado.
As praias recebem atenção especial com a limpeza de toda faixa litorânea (12km), onde são coletadas por dia cerca de 10 toneladas de resíduos. Além disso, a Prefeitura faz a reposição da flora da orla marítima com o plantio de mudas de salsa. O trabalho de limpeza da cidade é completado como serviço de capina manual e roço mecânico, além de pintura de meio-fio. Todo o serviço de limpeza pública conta com o trabalho diário de 1.800 agentes de limpeza.
SECOM

Nenhum comentário: