
Para garantir a comodidade dos foliões durante o período carnavalesco, a Prefeitura de São Luís vai intensificar a fiscalização do comércio ambulante nos circuitos da Praia Grande, Desterro, Madre Deus, Rua do Passeio, Passarela do Samba, Praça Maria Aragão e João Lisboa. Quarenta funcionários, divididos em quatro equipes, foram destacados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) para fiscalizar a venda de alimentos e bebidas nestes locais.
De acordo com a superintendente da área de fiscalização e posturas da Secretaria de Urbanismo, Rosanny Aranha, desta sexta até a terça-feira de Carnaval serão dez técnicos de fiscalização trabalhando na Passarela do Samba, dez na Madre Deus e cinco na Praia Grande. Quinze técnicos vão se revezar entre os circuitos da Praça Maria Aragão, João Lisboa, Rua do Passeio e Desterro. Além destes, 14 técnicos de fiscalização atuarão em regime de plantão e podem ser acionados a qualquer momento por meio da Central de Fiscalização Urbana (CFU) pelo número 0800 280 0284. A ligação é gratuita.
Licenciamento
Até a última terça-feira (29), 210 comerciantes informais tinham procurado a Secretaria para se licenciar para a venda de bebidas e alimentos durante o Carnaval. Trinta e dois deles atuarão na área da Praia Grande, 18 no Desterro e 160 no circuito Madre Deus (Rua do Passeio até a Praça da Saudade).
Rosanny Aranha ressalta que, para garantir a segurança da população, não estão sendo concedidas licenças para a venda de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro e para a venda de churrasquinhos com espetos de metal. “Também estamos orientando comerciantes de alimentos como batata frita e milho cozido a manter uma distância razoável entre suas barracas e as áreas de circulação de pessoas para que não haja acidentes causados pelo derramamento de óleo e água quente”, acrescenta a superintendente.
Para obter a licença da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação e trabalhar durante o Carnaval, os comerciantes de alimentos têm, ainda, que comprovar a participação em um dos cursos de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos realizados em parceria durante o mês de janeiro pelas secretarias municipais de Urbanismo e Habitação, de Turismo e de Segurança Alimentar
Nenhum comentário:
Postar um comentário