quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Rodada de negócios gera oportunidades no Maranhão

Evento paralelo à Feira do Empreendedor, a rodada reúne Governo do Estado, Prefeitura de São Luís e Companhia Vale do Rio Doce, que apresentam suas demandas para 2008
Laurene Leite e Samme Ribeiro
Com a regulamentação da Lei Geral no município de de São Luís, capital do Maranhão, em julho deste ano, 80% das aquisições de produtos e serviços da Prefeitura local passaram a ser feitas junto às micro e pequenas empresas do mercado local. Esse percentual tende a aumentar ainda mais no próximo ano. É que as empresas terão acesso a informações sobre demandas por produtos e serviços que serão adquiridos pela Prefeitura em 2008, durante uma Rodada de Oportunidades de Negócios programada como evento paralelo à Feira do Empreendedor 2007.

Além da Prefeitura de São Luís, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e o Governo do Estado também participam da rodada, que será realizada neste sábado (24), das 17h às 21 horas, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. De posse dessas informações, a expectativa é que as empresas possam se preparar melhor para atender às demandas, inclusive no aspecto legal e na própria formulação das propostas.

"Com essa iniciativa, as micro e pequenas empresas que queiram participar das aquisições desses três parceiros do Sebrae passam a ter informações sobre como se processam as negociações, quais as exigências e a natureza dos produtos e serviços demandados e, assim, podem se preparar melhor - em infra-estrutura, contratação de funcionários, compra de maquinário, insumos e matérias-primas, dentre outros - para atender as demandas que serão solicitadas", explica o coordenador da Feira do Empreendedor 2007, José de Ribamar Morais.

Ele acredita que a Rodada de Oportunidade de Negócios será um passo importante para o crescimento das micro e pequenas empresas no Maranhão, pois a Prefeitura de São Luís, o Governo do Estado e a CVRD são três grandes compradores. "Assim, os empreendedores locais poderão aumentar a lucratividade de seus negócios, melhorar o desempenho de mercado e gerar mais renda e emprego".

Já o superintentende do Sebrae, Manoel Pedro Castro, espera que a iniciativa sensibilize outros gestores públicos e empresas instaladas no Maranhão a adotarem semelhante prática, dando preferência às micro e pequenas empresas locais em suas aquisições. De acordo ele, além de favorecer o crescimento das MPE, a iniciativa fortalece a economia local, permitindo a circulação de um volume maior de recursos e de oportunidades, num processo benéfico para todos os envolvidos.

A Feira do Empreendedor no Maranhão foi realizada no Multicenter Sebrae, em São Luís. São parceiros do evento o Banco do Brasil, Governo do Maranhão, Prefeitura de São Luís, Alumar e Companhia Vale do Rio Doce. Além disso, apóiam a iniciativa a Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Sistema Federação do Comércio (Sesc e Senac), Sistema Federação da Indústria (Fiema, Sesi, Senai e Instituto Euvaldo Lodi), Oi, Sest/Senat, Senar/MA e as empresas Olívio J. Fonseca e Elo Internet.

Serviço
Sebrae no Maranhão - (98) 3216-6134/6133
Coordenação da Feira do Empreendedor - (98) 3236-5618

Nenhum comentário: