quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

São Luís sediará o Amazontech, fórum de negócios sustentáveis

Preparativos para o evento que reunirá estados da Amazônia Legal já começaram

Da Redação

De 25 a 29 de novembro, São Luís será palco do maior fórum sobre ciência, tecnologia e negócios sustentáveis voltados para a região amazônica. Trata-se do Amazontech 2008, que será realizado nos espaços do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e no Multicenter Sebrae.

Idealizado pelo Sebrae e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Amazontech percorre os estados da Amazônia Legal a cada dois anos promovendo o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias voltados para o aproveitamento das potencialidades da Amazônia. Também estimula boas experiências de inovação empresarial, desenvolvimento sustentável, projetos e negócios ecologicamente corretos, focados na auto-sustentabilidade da região.

“O Amazontech 2008 é uma ampla mostra de conhecimento científico, tecnologia e empreendedorismo sobre a Amazônia e possibilita um debate sobre soluções de desenvolvimento sustentável e de aproveitamento racional dos recursos da floresta, sem perder de vista a inclusão social e os aspectos culturais dos amazônidas”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Júlio Noronha.

O tema central do fórum será “Novos Rumos para a Ciência e Tecnologia e Negócios Sustentáveis”, com espaço para uma programação focada em sete eixos temáticos: Manejo e Sustentabilidade dos Recursos Naturais; Bio-indústria e Bio-energia; Extrativismo – exploração sustentável; Comércio Justo, Os pequenos negócios na ótica do desenvolvimento sustentável; Água; Energia Limpa e Seqüestro de Carbono, além de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social.

Na perspectiva de discutir o formato e parcerias para a realização do Amazontech 2008, estiveram em São Luís, semana passada, técnicos e superintendentes das unidades estaduais do Sebrae do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Sebrae Nacional, representantes do Ministério das Relações Exteriores, da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e da Embrapa.

Foram encaminhadas as primeiras deliberações sobre o fórum, entre as quais o prazo de lançamento do Amazontech no Maranhão, provavelmente em abril, e em nível nacional, com um evento em Brasília, no Ministério das Relações Exteriores, porque o evento interessar diretamente aos países da Amazônia Internacional, entre os quais: Bolívia, Colômbia, Guianas, Peru e Venezuela.

Contribuição

Para o coordenador do Amazontech 2008, José de Ribamar Morais, a realização do fórum em São Luís deverá contribuir para a “criação de um ambiente dinâmico entre empresas, instituições e sociedade civil que tratam do desenvolvimento sócio-empresarial; fomento à ciência, tecnologia, informação e inovação, através de debates voltados para a sustentabilidade social e econômica da Amazônia e, de modo particular, do Maranhão”.

Ele observa que o evento também tem dimensões educativas e empresariais. “O Amazontech deverá estimular as empresas a buscar a competitividade, enfocar oportunidades de negócios sustentáveis na região, o suporte e os entraves existentes para aproveitamento pleno dessas oportunidades, além de ser um espaço de integração entre políticas públicas e os interessados no desenvolvimento da região”, diz Morais.

Ele destaca ainda o intercâmbio bastante proveitoso de conhecimentos, projetos e experiências produtivas de sucesso, “que podem ser replicadas no Maranhão e nos demais estados da Amazônia Legal”, completa.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão, Caderno Empreendedorismo, 06/02/2008

Nenhum comentário: